Document details

O papel da estética e da teoria crítica na pedagogia de educação de adultos

Author(s): Barbosa, Fátima cv logo 1 ; Pereira, Sílvia Raquel cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/14189

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Estética; Educação; Educação de adultos,; Teoria crítica


Description
A sociedade actual é fruto de uma racionalidade instrumental que privilegia a técnica, privando assim o modelo de educação integral. Neste trabalho, pretendemos apresentar diferentes alternativas para a transformação da educação enquanto promotora da transformação individual e social. Baseando-nos nos princípios fundamentais da teoria crítica aplicados à educação, exploramos os contributos da estética e da teoria crítica para a construção de uma pedagogia crítica e emancipatória, nomeadamente no que concerne a educação de adultos. A estética apresenta-se sobretudo como uma possibilidade de dar sentido a um projecto educativo, constituindo-se como uma alternativa ao monopólio do conhecimento científico nos nossos sistemas educativos.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU