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Da educação da decepção à educação do optimismo. Recuperar o verdadeiro sentido...

Autor(es): Barbosa, Fátima cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/14185

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educaçãp; Estética; Emancipação


Descrição
Neste artigo propomo-nos reflectir sobre o que é, ou deverá ser a Educação. Vamos servir-nos das potencialidades da Estética e da Arte, aflorando as suas relações com a Ética e a Teoria Crítica, nomeadamente através das obras de Walter Benjamin, Marcuse, Freire e Habermas. Na sociedadeactual o Desejo e Decepção caminham em uníssono, quanto mais nos tornamos senhores do nosso destino mais angustiante se nos apresenta a realidade. O ideal de felicidade proposto pela modernidade não se efectuou. O conhecimento acumulado originou um indivíduo mais reflexivo e exigente, mas também mais propenso a sofrer decepções. É urgente repensar o projecto educativo de cada um, respondendo aos seus anseios e aspirações, integrando elementos cognitivos racionais, mas também elementos das áreas da afectividade, da emotividade, dos sonhos e dos desejos. A estética e a arte podem constituir vias alternativas para a construção de uma sociedade diferente.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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