Detalhes do Documento

O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores

Autor(es): Pereira, Iris Susana Pires cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/13684

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Desenvolviemnto profissional; Investigação-ação; Ensino e aprendizagem da língua


Descrição
A pedagogia para a autonomia constituiu um dos pilares do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), uma formação oficial de professores do 1º ciclo. Neste texto, discuto o conjunto de factores que, em meu entender, favoreceu a apropriação dessa pedagogia e apresento algumas evidências do processo de mudança vivido pelos professores participantes a esse nível. Defendo a ideia de que esta experiência formativa pode 'informar' a programação de contextos de desenvolvimento profissional no âmbito da promoção da pedagogia da autonomia.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia