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Citizen Zelda : um modelo de referência

Autor(es): Gonçalves, Anibal cv logo 1 ; Zagalo, Nelson cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/13434

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Videojogos; Design de jogos; Zelda; Videogames; Game design


Descrição
“Se tivesse a sua disposição todos os videojogos alguma vez criados, qual escolheria para jogar neste momento?”. Esta pergunta foi feita aos utilizadores da revista inglesa de cultura dos videojogos, EDGE, e o vencedor foi um videojogo do ano de 1998, The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O presente artigo analisa os principais aspectos do gameplay do jogo, enquanto tenta perceber o que leva um videojogo com onze anos a manter o seu apelo e estar ainda bem vivo na memória dos jogadores. A análise vai desde o comando inovador da consola Nintendo 64, à utilização de uma narrativa de duplo enredo, ou a forma inteligente como a música funciona como elemento de gameplay. Legend of Zelda: Ocarina of Time será assim analisado e dissecado enquanto o possível Citizen Kane (1940) dos Videojogos. “If you had at your disposal all the videogames ever created, which would choose to play right now?”. This question was made to the users of the English videogames culture magazine, EDGE, and the winner was a video game of 1998, the legend of Zelda: Ocarina of time. This article examines the main aspects of the gameplay of the game, while trying to understand what makes a videogame with eleven years to maintain his appeal and to remain alive in the memory of players. The analysis goes from the innovative controller of the Nintendo 64 console, to the use of a double plot narrative, or the intelligent way music acts as an element of the gameplay. Legend of Zelda: Ocarina of Time will be then analized and dissected as the Citizen Kane (1940) of Videogames.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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