Document details

Dimensões sociocognitivas do desempenho escolar

Author(s): Barros, António M. cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2

Date: 1991

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/13249

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Os primeiros trabalhos em Psicologia Escolar orientados para a explicação das dificuldades de aprendizagem ou dos níveis de desempenho tomaram quase exclusivamente as variáveis intelectuais. Se ainda hoje tais variáveis são justamente consideradas, certo é que duas novas orientações são agora tomadas. Em primeiro lugar, é possível considerar não somente a inteligência como variável independente dos níveis de realização escolar, mas também as experiências de aprendizagem ou as experiências educativas enquanto variáveis independentes da inteligência e dos níveis de desempenho intelectual (Almeida, 1988). Em segundo lugar, a investigação sobre a relação entre características intelectuais e desempenhos individuais valoriza actualmente um conjunto de variáveis pessoais como moderadoras de tal relação. Pode-se a este propósito mencionar os estudos que tomam um conjunto de variáveis do aluno como as expectativas de locus de controlo, de desânimo aprendido, de auto-eficácia e as atribuições causais, que podem ser agrupadas sob a expressão geral de “variáveis sociocognitivas”. Neste texto procuraremos fazer uma síntese dos trabalhos teóricos e empíricos a propósito da relação entre a realização escolar e quatro tipos de variáveis sociocognitivas: (i) Locus de Controlo de Rotter (1966) (também designado como expectativa de controlo de reforços); (ii) Desânimo Aprendido de Seligman (1975); (iii) Expextativas de Auto-eficácia de Brandura (1977); e, (iv) Atribuições Causais de Weigner (1979). Após uma descrição destes conceitos e apresentação de algumas ideias mais frequentemente aceites sobre o respectivo impacto na aprendizagem e rendimento escolar, procuraremos salientar algumas ilações para a prática educativa tendo em vista a optimização quer da aprendizagem quer do desempenho escolar.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU