Detalhes do Documento

Diferentes metodologias para a inspeção das armaduras existentes na Ponte Luiz ...

Autor(es): Fernandes, Francisco M. cv logo 1 ; Gramaxo, Jorge cv logo 2 ; Sena-Cruz, José cv logo 3 ; Ferreira, Rui Miguel cv logo 4

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12842

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ponte; Inspecção


Descrição
A Ponte Luiz Bandeira cuja construção data de 1907, é uma ponte em arco construída de acordo com o sistema patenteado Hennebique, caracterizado pela introdução de estribos nas vigas, ligando os varões traccionados à zona de betão comprimido. Esses estribos eram constituídos por chapas de aço de secção rectangular dobradas em forma de “U”. Cinquenta anos após a construção da ponte, esta sofreu obras de requalificação tendo os diversos elementos estruturais sido reforçados por encamisamento, com recurso a betão armado. O Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho tem vindo a caracterizar a ponte em termos da técnica de construção e materiais utilizados, bem como o seu desempenho estrutural. Face à complexidade de armaduras existentes na Ponte Luiz Bandeira, foram usadas diferentes metodologias não destrutivas para a sua inspeção, nomeadamente, detectores de armaduras e georadar. As duas técnicas identificaram as armaduras de reforço do encamisamento. Adicionalmente, o georadar permitiu identificar a armadura original da ponte, situada após a armadura de encamisamento, constituída por elementos de maior dimensão e identificar a espessura do encamisamento.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia