O presente artigo resume os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho na Ponte Luiz Bandeira, localizada na N333-3 sobre o rio Vouga próxima da localidade de Sejães (Oliveira de Frades). Estes incluíram diversas vertentes, nomeadamente a caracterização geométrica da ponte, a caracterização física e química dos materiais estruturais existentes, o levantamento da quant...
A Ponte Luiz Bandeira cuja construção data de 1907, é uma ponte em arco construída de acordo com o sistema patenteado Hennebique, caracterizado pela introdução de estribos nas vigas, ligando os varões traccionados à zona de betão comprimido. Esses estribos eram constituídos por chapas de aço de secção rectangular dobradas em forma de “U”. Cinquenta anos após a construção da ponte, esta sofreu obras de requalifi...
De acordo com o INE (2010), o parque de habitação social distribui-se por 246 Municípios, sendo constituído por cerca de 97 mil fogos e 22 mil edifícios. O município do Porto detém 12 682 fogos, correspondendo a 13% do total. Durante o ano de 2009 os municípios portugueses executaram obras de conservação em 2 252 edifícios (10,2% do total) e procederam à reabilitação de 6 636 fogos (6,8% do total). Este patrimó...
The physical, mechanical and chemical properties of ancient fired clay bricks are addressed. A literature survey is carried out and samples of old Portuguese bricks dated from the 12th to 18th centuries are considered. A high porosity (15-40 %) and water absorption (10-20 %) is found. The suction rate can be rather high (up to 0.35 g/cm2/min), while the specific mass is low (1,500 to 1,800 kg/m3). The compressi...
The clay brick masonry that is much used in historical structures often is in a rather poor state of conservation. In order to intervene correctly in these buildings, it is convenient to characterize the old material. For this purpose, a large sample of clay brick specimens from the 12th to 19th century were collected from six Portuguese monasteries, and were characterized chemically, physically and mechanicall...
A reabilitação de pontes vem crescendo com a deterioração das pontes existentes e a sua necessária conservação mas, igualmente, a sua adaptação a novas cargas e aumento de tráfego. Este tipo de trabalhos requer técnicas e ensaios específicos, que permitam obter informação sobre e para o projecto, frequentemente inexistente ou incorrecto, de maneira totalmente não destrutiva e sem necessidade de impedir o trânsi...
Non-destructive tests (NDT) are an essential tool used in special inspections to gather detailed information about the condition of a bridge. The inspection of bridge decks is a critical task, and, currently, can be successfully carried out using a wide range of NDT techniques. Nevertheless, some of these techniques are excessively expensive and time consuming. One of these techniques, the ground penetrating ra...
In the aim of a national research project entitled “Interaction soil-rail track for high speed trains”, a protocol was established between the National Railway Network and four national research institutions to develop the knowledge concerning the methodology for the construction and quality control of the railway embankments and railtrack layers for high speed trains. One of the objectives of this protocol is ...
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