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Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas

Autor(es): Cruz, Judite Zamith cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12597

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Grounded Analysis; Formação em Histórias de Vida; Docência


Descrição
"Nascidas antes de 1950, seis de doze professoras escreveram sobre «os percursos que me foram decisivos», aliados a emoções, percepções, recordações, desejos, fantasias ou pensamentos, em Cursos de Formação em Histórias de Vida/Método biográfico. Abrindo-se a análise estrutural da linguagem em contexto às narrativas de formação, desconstruíram-se depois esquemas de representações e repetições do quotidiano de então, abalando certezas imaginárias como a autoridade do saber no mestre. A teoria e metodologia Grounded Theory adequa-se a essa investigação inicial por análise de diálogos de pares de exploradoras-excepção, o que implicou procedimentos explicados: criação de categorias centrais, outras categorias e sub-categorias relativas à mudança do viver/narrar e a contingências imponderáveis: educativas, familiares ou profissionais. As participantes aceitaram que a autora reconfigurasse os textos, em que identificou a categoria central "percursos decisivos-infância", ancorada em crenças familiares, pressupostos sociais e referentes psicológicos - a pessoa exemplar, o «movimento» político ou religioso... Outra categoria central foi entretanto concebida - "formação impactante", associada a categorias evidenciadas para os primeiros episódios analisados, como "hetero(formação)", o que marca o choque no confronto com grupos de pertença, fora da escola, em momentos críticos singulares (o que Luís soubera em França sobre Portugal, o Neolismo, o trabalho em «ONinho-Lisboa», a relação familiar...)
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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