Detalhes do Documento

Os motores de busca e a inteligência colectiva : um estudo exploratório com alu...

Autor(es): Ferreira, José Carlos cv logo 1 ; Oliveira, Lia Raquel cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12529

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Inteligência colectiva; Motores de Busca; Google; Ciberespaço; Collective intelligence; Search engines; Cyberspace


Descrição
A Inteligência Colectiva tem acompanhado o desenvolvimento cultural da humanidade desde as suas primeiras manifestações nas sociedades tribais, em contextos de coordenação colectiva em situações de caça, até às complexas sociedades contemporâneas, na criação de conhecimento, construção de grandes aeronaves e prolificação de redes de acesso a uma nova fronteira, o ciberespaço, mapeada pelos motores de busca. A inteligência artificial destas ferramentas foi testada pelos cibernautas e de longe o motor de busca Google destacou-se da concorrência, sendo o seu segredo simples: a Inteligência Colectiva. Neste estudo exploratório pretendemos identificar padrões de utilização desta ferramenta, em adolescentes, bem como os processos de colaboração empregues na resolução de problemas. Os resultados apontam para um padrão muito elementar de utilização do motor e para uma necessidade de ensino e aprendizagem de técnicas de pesquisa e gestão da informação. Collective intelligence has been following the cultural development of humanity since its first demonstrations in tribal societies, in context of collective coordination in hunting situations, to the contemporary complex societies, in the creation of knowledge, in the construction of huge aircrafts and proliferation of access networks to a new frontier – the cyberspace. To access the vast and versatile library stored in the servers‟ global network, search engines have emerged. The artificial intelligence of these tools was tested according to the obtained answers by surfers on the relevance and personalization. By far, Google stands out among the competition. Its secret, is quite simple: collective intelligence. In this exploratory study we would like to identify the processes of collective cooperation that are used in problems resolution, with Google‟s search engine as the tool to access the information. The results point to a very basic pattern of use of the engine and a need for teaching and learning research techniques and information managemant.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia