Author(s):
Dias, Carla Manuela Navio
; Oliveira, Lia Raquel
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12528
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Nesta comunicação apresentamos os resultados de um estudo, sobre a
utilização/construção de e-portefólios no contexto dos Cursos de Educação e Formação de
Adultos – Nível Secundário (CEFA-NS). Para a elaboração de conteúdos com vista ao
desenvolvimento de uma acção de formação contínua sobre a temática, avaliámos as
destrezas tecnológicas de um grupo de formandos (n=170) e formadores (n=12) dos CEFA-NS
que participaram na divulgação de uma plataforma de e-portefólios (Elgg) na Escola
Secundária Padre Benjamim Salgado (ESPBS). Para a recolha de dados utilizou-se o inquérito
por questionário e os dados foram tratados com recurso ao PASW (Predictive Analytics
Software). Os resultados demonstram que as elevadas percentagens de utilização do
computador, da Internet e do email permitem perceber que, os inquiridos, ao manterem um
contacto constante com estas tecnologias, estão a interiorizar competências fundamentais no
âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação. Contudo, a sua utilização varia em
função da idade. The paper presents the results of a research concerning the use / construction of eportfolios
in the context of Adult Education and Training - Secondary Level (CEFA-NS). In
order to design the syllabus to develop a continuous session training, we analyze the
technological skills from a group of trainees (n=170) and trainers (n=12) of CEFA-NS that
participated in the dissemination of an e-portfolios platform (Elgg) on the Secondary School
Padre Benjamim Salgado (ESPBS).
Data were collected by a questionnaire and analyzed using the PASW (Predictive Analytics
Software). The results show that the high percentages using computers, Internet and email
evidence that the participants when they keep contact with these technologies, they are getting
essential skills concerning the Technologies of Information and Communication. However, their
use depends on how old each one is.