Autor(es):
Vieira, Catarina
; Oliveira, Lia Raquel
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12522
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Web 2.0; Ferramentas da Web 2.0; Blogues; Estatística; Trabalho colaborativo e cooperativo
Descrição
As TIC, incorporadas cada vez mais no quotidiano dos jovens, vêm sendo
introduzidas na escola e têm alterado a forma como se acede, constrói, refaz, apresenta e
partilha o conhecimento. Numa abordagem construtivista, este estudo de caso procura
compreender como o tratamento de conteúdos programáticos, auxiliado pelas potencialidades
e recursos da Web 2.0, pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e
competências, de forma autónoma e responsável, e como o impacto do uso dessas
funcionalidades pode resultar em aprendizagens mais críticas e reflexivas. Da análise e
interpretação dos dados, sai reforçada a valorização da autonomia desenvolvida pelos alunos,
enquanto consumidores e produtores de informação concluindo-se sobre o contributo para a
promoção de capacidades de pesquisa, análise, interpretação e avaliação que, juntamente com
pensamento crítico, amplificam a responsabilização do aluno pela sua aprendizagem e
construção do seu conhecimento. ICT, increasingly embedded in everyday life of young people, are being introduced in
school and have changed the way we access, build, rebuild, present and share knowledge. In a
constructivist approach, this case study seeks to understand how the treatment program
content, aided by the resources and capabilities of Web 2.0, can contribute to the development
of knowledge and skills, independently and responsibly, and how the impact of using these
features may result in more critical and reflective learning. By the analysis and interpretation of
data, the recovery of the autonomy developed by students as consumers and producers of
information is strengthened, concluding on the contribution to the promotion of research skills,
analysis, interpretation and evaluation that along with critical thinking, amplify the student
accountability for his learning and building of his knowledge.