Detalhes do Documento

Ética e justiça na avaliação : a fraude e o 'copianço' no processo ensino/apren...

Autor(es): Gomes, Carlos Alberto cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12409

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ética; Ensino; Avaliação; Pedagogia; Competição; Teaching; Competion; Evaluation; Pedagogy; Ethics; Enseñanza; Pedagogía; Evaluación; Competición


Descrição
Neste texto apresenta-se uma breve reflexão sobre a fraude na avaliação de conhecimentos em contexto escolar e universitário, salientando suas implicações ético-morais, sociais e culturais. Recusando qualquer tipo de relativismo ético ou complacência face a um fenómeno que se considera de extrema gravidade e de pesadas consequências, a reflexão pretende contribuir para o lançamento de um debate consequente sobre um tema quase sempre tratado apenas de forma episódica e essencialmente mediática e para a adopção de uma politica de combate à fraude e ao ‘copianço’ (‘cola’), em nome da justiça e da qualidade académica, cívica e democrática do processo de ensino/aprendizagem. This text presents a short reflection on cheating in knowledge assessment in a school or university context, emphasizing its ethical/moral, social, and cultural implications. Rejecting any kind of moral relativism or complacency towards a phenomenon considered extremely serious and of major consequences, this paper aims at contributing to the launching of an ensuing debate on a theme that is almost always dealt with in an episodic and essentially media-driven fashion; a parallel aim is the adoption of a policy of combating fraud and ‘cheating’, in the name of justice and academic, civic and democratic quality in the teaching/learning process. En este texto se presenta una breve reflexión sobre el fraude en la evaluación de conocimientos en contexto escolar y universitario, destacando sus implicaciones ético-morales, sociales y culturales. Rechazando cualquier tipo de relativismo ético o complacencia ante un fenómeno que se considera de extrema gravedad y de pesadas consecuencias, la reflexión pretende contribuir a un debate consecuente sobre un tema casi siempre tratado solamente de forma episódica y esencialmente mediática así como a la adopción de una política de combate al fraude e al acto de copiar, en nombre de la justicia y de la calidad académica, cívica y democrática do proceso de enseñanza/aprendizaje.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia