Encontrados 31 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Class directors and parents : contrasting principles and practices

Sarmento, Teresa; Martins, Fernanda; Gomes, Carlos Alberto; Antunes, Fátima

The relevance of the relationship between schools and families to foster educational success, and as a principle of the implementation of democratic practices, enhancing the promotion of equality, is, nowadays, more accepted, even though the building of this collaboration falls short of all speeches and intentions. The class director’s (CD) position provides a space in which this relationship can be solidifie...


Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teac...

Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Vilaça, Teresa; Ferreira, Fernando Ilídio; Alves, Palmira; Viana, Isabel Carvalho; Barca, Isabel


Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões ...

Gomes, Carlos Alberto; Silva, Guilherme Rego da; Silva, Daniela Vilaverde e

Este texto parte del presupuesto ideológico y educativo de que la escuela públicadebería, de manera consciente e intencional, contribuir, dentro de sus posibilidades, a la formación cívica y democrática de las nuevas generaciones. Todas las sociedades y regímenes políticos, con sistemas educativos formalmente constituidos, utilizaron la escuela para realizar lo que en lenguage durkheimiano podríamos designar co...


A integração das tic no 1º ceb um estudo sobre as atitudes dos professores, mei...

Gomes, Carlos Alberto Pereira

Vivendo na era da globalização, a evolução científica e tecnológica processam-se a um ritmo alucinante, alterando tudo ou quase tudo em espaços temporais cada vez mais curtos. As ferramentas de que hoje dispomos permitem-nos fazer mais e mais depressa; comunicar mais e mais rápido; fazer mais e com mais qualidade. É um dado adquirido que as novas tecnologias têm o poder de transformar a realidade educativa não ...

Data: 2010   |   Origem: Repositório da UTAD

A indisciplina numa escola portuguesa : olhares da comunidade educativa

Gomes, Carlos Alberto; Silva, Guilherme Rego da; Silva, Daniela Vilaverde e

Este artigo apresenta e analisa resultados de investigação sobre o tema da indisciplina escolar obtidos no âmbito do projecto de investigação “Civismo, Indisciplina e Cidadania”, desenvolvido entre 2006 e 2008, no quadro de uma parceria entre o Gabinete de Políticas Educativas e Acção Organizacional do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional da Universidade do Minho e a Escola Básica ...


Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspe...

Gomes,Carlos Alberto

O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos - Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson - sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelment...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula : persp...

Gomes, Carlos Alberto

O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson – sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelment...


Ética e justiça na avaliação : a fraude e o 'copianço' no processo ensino/apren...

Gomes, Carlos Alberto

Neste texto apresenta-se uma breve reflexão sobre a fraude na avaliação de conhecimentos em contexto escolar e universitário, salientando suas implicações ético-morais, sociais e culturais. Recusando qualquer tipo de relativismo ético ou complacência face a um fenómeno que se considera de extrema gravidade e de pesadas consequências, a reflexão pretende contribuir para o lançamento de um debate consequente sobr...




31 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia