Autor(es):
Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12256
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) A criação, por adolescentes, de pequenos filmes (audiovideografia), sobre si próprios e
sobre o seu mundo, contribui para a construção e afirmação da sua identidade de forma
positiva? Entendendo a consciência e afirmação da identidade como um factor positivo, ou seja,
de impulsionador da auto-estima e do bem-estar pessoal, colocamos a hipótese de que tal
conduza a um estado de predisposição e motivação para a aprendizagem e para vivências
gratificantes da escolaridade.
Para procurar resposta para esta questão concebeu-se um estudo de caso de natureza
qualitativa durante o qual um grupo de alunos, de duas turmas do 6º ano de escolaridade, usou
as tecnologias vídeo numa experiência de relato autobiográfico. Tivemos como objectivos:
contribuir para uma consciencialização dos alunos relativamente à sua identidade, sensibilizando
para as identidades alheias; motivar os alunos para uma vivência positiva da escolaridade,
fomentando o seu desejo de aprender e o seu empenhamento nas actividades; proporcionar
uma aproximação das linguagens usadas na escola às linguagens usadas fora da escola;
promover a cidadania, através da aprendizagem da linguagem audiovisual.
Verificamos que a escola passou a ser, para estes jovens, um espaço mais agradável,
gratificante e de aprendizagem auto-motivada e que se desencadeou um processo de reflexão
que contribuiu para a construção/afirmação da identidade ajudando a ultrapassar dificuldades
de aprendizagem ligadas a um baixo auto-conceito. Does creation of short films (audiovideography) by teenagers, about themselves and about
their world, contribute to the construction and affirmation of their identity in a positive way?
Understanding consciousness and affirmation of identity as a positive factor, i.e. booster of selfesteem
and personal well-being, we believe that this leads to a state of willingness and motivation
to learn and to live rewarding experiences of schooling.
To find the answer to this question we created a qualitative case study where a group of
students, from two classes of 6th grade, used video technologies on an experience of
autobiographical report.
Our goal: contribute to an students’ awareness regarding their identity and raising
awareness of the identities of others; motivate students to a positive experience of schooling,
fostering their desire to learn and their engagement in activities; provide an approximation of the
languages used at the school to the languages used outside the school, promoting citizenship
through the learning of audiovisual language.
We found that the school has become a more enjoyable, rewarding and self-motivated
learning experience for these young people and that it triggered a thought process that
contributed to the construction/affirmation of their identity by helping them to overcome learning
difficulties related to low self-concept.