Author(s):
Almeida, Leandro S.
; Soares, Ana Paula
; Ferreira, Joaquim Armando G.
; Tavares, José
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12100
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Adaptação académica; Instrumentos Ensino Superior
Description
Nos últimos anos os estudos sobre os processos de transição, adaptação, sucesso e desenvolvimento humanos de jovens inseridos em instituições do Ensino Superior portuguesas, têm assumido uma importância crescente entre os investigadores nacionais. Neste contexto, tem-se assistido a um esforço de construção, validação e/ou adaptação de instrumentos de avaliação psicológica que torne possível o desenvolvimento dessa mesma linha de investigação. O presente trabalho procura dar conta de algum do trabalho desenvolvido neste âmbito, apresentando dados relativos à construção, validação e/ou adaptação de vários instrumentos de avaliação psicológica dos estudantes a frequentar instituições do Ensino Superior em Portugal. Especificamente com este trabalho apresentam-se: o Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1999), tanto na versão integral, como reduzida; o Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001), nas suas versões A (Expectativas) e B (comportamentos); o Questionário de Satisfação Académica (QSA; Soares, Vasconcelos & Almeida, 2002); o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo (IACHE; Tavares, Almeida, Vasconcelos & Bessa, 2003); e as versões adaptadas do Iowa Developing Autonomy Inventory (Hood & Jackson, 1983; Soares, 2003; Soares, Almeida & Ferreira, 2000) e da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987; Soares, 2003; Soares & Almeida, 2002). Os estudos desenvolvidos demonstram a sua validade e fidelidade, sustentando a sua utilização junto dos estudantes portugueses do Ensino Superior.