Document details

Transição e adaptação à universidade : apresentação de alguns instrumentos de m...

Author(s): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Soares, Ana Paula cv logo 2 ; Ferreira, Joaquim Armando G. cv logo 3 ; Tavares, José cv logo 4

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12100

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Adaptação académica; Instrumentos Ensino Superior


Description
Nos últimos anos os estudos sobre os processos de transição, adaptação, sucesso e desenvolvimento humanos de jovens inseridos em instituições do Ensino Superior portuguesas, têm assumido uma importância crescente entre os investigadores nacionais. Neste contexto, tem-se assistido a um esforço de construção, validação e/ou adaptação de instrumentos de avaliação psicológica que torne possível o desenvolvimento dessa mesma linha de investigação. O presente trabalho procura dar conta de algum do trabalho desenvolvido neste âmbito, apresentando dados relativos à construção, validação e/ou adaptação de vários instrumentos de avaliação psicológica dos estudantes a frequentar instituições do Ensino Superior em Portugal. Especificamente com este trabalho apresentam-se: o Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1999), tanto na versão integral, como reduzida; o Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001), nas suas versões A (Expectativas) e B (comportamentos); o Questionário de Satisfação Académica (QSA; Soares, Vasconcelos & Almeida, 2002); o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo (IACHE; Tavares, Almeida, Vasconcelos & Bessa, 2003); e as versões adaptadas do Iowa Developing Autonomy Inventory (Hood & Jackson, 1983; Soares, 2003; Soares, Almeida & Ferreira, 2000) e da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987; Soares, 2003; Soares & Almeida, 2002). Os estudos desenvolvidos demonstram a sua validade e fidelidade, sustentando a sua utilização junto dos estudantes portugueses do Ensino Superior.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU