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Contributos para a avaliação do inventário de desenvolvimento da autonomia de I...

Autor(es): Soares, Ana Paula cv logo 1 ; Ferreira, Joaquim Armando G. cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3

Data: 2002

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12099

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Inventário de desenvolvimento da autonomia de Iowa; Ajustamento académico


Descrição
A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. Várias estudos têm procurado identificar os factores pessoais (aluno) e contextuais (instituição) associados a uma melhor adaptação e à obtenção de níveis adequados de sucesso. Os factores académicos, embora importantes na explicação deste fenómeno, não explicam o total da variância dos resultados, o que tem promovido a introdução de variáveis de natureza psicossocial na sua compreensão/explicação. Entre elas, os padrões de autonomia, manifestados pelos alunos aquando da sua entrada no Ensino Superior, parecem assumir particular destaque. O presente estudo, insere-se nesta linha de preocupações e procura contribuir com novos dados para a validação do Iowa Developing Autonomy Inventory (Hood & Jackson, 1983) adaptado por Castro (1993; Ferreira & Castro, 1994) à população de estudantes do Ensino Superior em Portugal. O IDAI foi administrado a uma amostra de 1577 estudantes universitários do 1º e 2º anos. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional bastante coerente com a estrutura de seis subescalas da versão original do instrumento, obtendo-se ainda bons índices de consistência interna dos itens por subescala.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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