Detalhes do Documento

Adaptação académica em estudantes do 1º ano : diferenças de género, situação de...

Autor(es): Ferreira, Joaquim Armando G. cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Soares, Ana Paula cv logo 3

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12097

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Adaptação psicossocial; Sucesso académico


Descrição
Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado. Estes aspectos poderão vir a ser enquadrados numa preocupação mais geral da Universidade com um sucesso académico que não se circunscreva ao rendimento ou às classificações curriculares obtidas, mas antes, que integre os aspectos da adaptação, do rendimento e do desenvolvimento psicossocial experenciado pelo jovens ao longo da sua frequência universitária.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia