Document details

Transição para o ensino superior : apresentação de questionário de vivências ac...

Author(s): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Soares, Ana Paula cv logo 2 ; Ferreira, Joaquim Armando G. cv logo 3

Date: 2000

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12081

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Transição ensino superior; Vivências académicas


Description
A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. O mesmo incremento, mesmo que mais recente, tem também ocorrido na literatura psicológica portuguesa. No entanto, apesar de se assistir actualmente ao desenvolvimento profícuo de estudos sobre os processos de adaptação e desenvolvimento humanos em contexto universitário, estudos que procurem desenvolver instrumentos ajustados às características dos jovens portugueses e que avaliem especificamente a forma como estes vivenciam o processo de transição para o Ensino Superior são escassos. O presente estudo insere-se nesta linha de investigação e procura descrever e discutir a metodologia e os resultados obtidos no estudo de construção e validação do Questionário de Vivências Académicas (QVA) junto de uma amostra de alunos do 1º ano (n=1273) da Universidade do Minho.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU