Detalhes do Documento

Questionário de vivências académicas : construção e validação de uma versão red...

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Ferreira, Joaquim Armando G. cv logo 2 ; Soares, Ana Paula cv logo 3

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12080

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Questionário de vivências Académicas; Transição ensino superior


Descrição
No presente trabalho, apresenta-se e descreve-se os procedimentos de construção e validação de uma versão reduzida do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997). A redução substancial do número de itens na versão abreviada da escala (QVA-r; Almeida, Ferreira & Soares, 2001), procurou ultrapassar as dificuldades inerentes à administração da versão integral do questionário (atendendo à sua extensão) e ainda, garantir maior versatilidade à escala tanto ao nível da investigação como da intervenção psicológica. A construção do QVA-r obedeceu à reorganização dos 170 itens e das 17 subescalas da versão original, em cinco grandes áreas da adaptação académica dos estudantes: (i) pessoal; (ii) interpessoal; (iii) carreira; (iv) estudo; e (iv) institucional. As qualidades métricas da versão reduzida revelam-se satisfatórias no que concerne à sua consistência e validade interna, o que corrobora a utilização do QVA-r como um meio mais acessível de diagnóstico das dificuldades de adaptação académica vivenciadas pelos estudantes que frequentam o Ensino Superior em Portugal.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia