Detalhes do Documento

Questionário de Vivências Académicas (QVA-r) : avaliação do ajustamento dos est...

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Soares, Ana Paula cv logo 2 ; Ferreira, Joaquim Armando G. cv logo 3

Data: 2002

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12074

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Questionário de Vivências Académicas; Ajustamento académico; Adaptação à Universidade; Realização académica; Ensino Superior; Academic adjustment; College adaptation; Academic achievement; Higher Education


Descrição
O insucesso e a evasão no ensino superior atingem níveis preocupantes na maioria dos países. Importa conhecer as suas causas e implementar as medidas, sobretudo preventivas, que possam diminuir o custo individual, familiar e social de tais situações. No presente trabalho, apresenta-se os procedimentos de construção e validação de uma versão reduzida do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997). A redução substancial do número de itens na versão abreviada da escala (QVA-r; Almeida, Ferreira & Soares, 2001), procura ultrapassar as dificuldades inerentes à administração de uma versão integral do questionário constituída por 170 itens distribuídos por 17 subescalas. A presente versão abreviada é constituída por 60 itens distribuídos por cinco grandes áreas da adaptação académica dos estudantes: pessoal; interpessoal; vocacional; estudo-aprendizagem; e institucional. As qualidades métricas da versão reduzida revelam-se satisfatórias em termos da sua consistência e validade interna.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia