Detalhes do Documento

Transição e adaptação à Universidade : apresentação do Questionário de Vivência...

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Soares, Ana Paula cv logo 2 ; Ferreira, Joaquim Armando G. cv logo 3

Data: 2000

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12069

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Questionário de Vivências Académicas; Transição e adaptação à universidade; Ensino Superior; Rendimento académico; Desenvolvimento; Vivências académicas


Descrição
Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à Universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA – Almeida & Ferreira, 1997). O questionário, com meros objectivos de despiste, assenta no princípio de que, em todos os processos de transição e adaptação, convergem as características anteriores dos indivíduos e as exigências inerentes ao novo estatuto e contexto. A interacção de todas estas variáveis operacionaliza a forma e a qualidade como cada estudante se adapta, realiza e desenvolve na instituição do Ensino Superior em que se insere. Tomando uma amostra de 1273 alunos do 1º ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho, descrevem-se os índices métricos das 17 subescalas que formam o QVA, assim como os valores da análise factorial exploratória da respectiva estrutura. Esta, parcialmente, agrupa as 17 subescalas nas três grandes áreas de variáveis aqui consideradas na análise da transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: (i) variáveis associadas à aprendizagem e rendimento académico; (ii) variáveis pessoais e de desenvolvimento psicossocial; e (iii) variáveis mais associadas ao contexto académico.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia