Document details

Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universi...

Author(s): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Fernandes, Eugénia M. cv logo 2 ; Soares, Ana Paula cv logo 3 ; Vasconcelos, Rosa cv logo 4 ; Freitas, Ana cv logo 5

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12066

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Transição para a universidade; Ajustamento académico; Expectativas académicas; Transition to university; Academic adjustment; Academic expectations


Description
No presente trabalho analisam-se as expectativas dos estudantes acerca do seu envolvimento em diversas dimensões associadas à vida académica, assim como os comportamentos vivenciados uns meses após essa entrada tomando as mesmas dimensões. A amostra considerada é formada por 314 estudantes do 1º ano de três agrupamentos de cursos (Ciências e Engenharia; Ciências Económicas; e Ciências Sociais e Humanas) da Universidade do Minho. Estes alunos responderam, no início do ano e a meados do 2º semestre, ao Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001) nas suas versões de expectativas (Versão A) e comportamentos (Versão B). Os resultados sugerem níveis elevados de expectativas iniciais dos es- tudantes no momento da sua entrada na Universidade, registando-se uma diminuição significativa de tais índices no segundo momento da avaliação, em particular nas subescalas de envolvimento institucional e de envolvimento vocacional. Algumas oscilações nos resultados foram encontradas tomando os alunos de acordo com o agrupamento do curso frequentado, com o género, os níveis escolares dos pais ou o facto de frequentarem ou não um curso de 1º opção. This paper analyses students’ initial expectations concerning personal investment in different domains of academic life, as well as behaviours some months later in those same dimensions. The sample included 314 first year students of the University of Minho from three graduations areas: science and engineering, economic sciences, and social sciences and humanities. A questionnaire of academic involvement (QEA; Soares & Almeida, 2001) was applied to students at entrance (expectations version) and at middle of first semester (behaviours version). Results suggest higher levels of initial expectations at the entrance in the university, and a significant decrease of those levels some months later, namely in the institutional and vocational subscales. Some significant changes have been found considering the domain and option of graduation studies, gender and academic level of parents.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU