Detalhes do Documento

As abordagens dos alunos ao estudo : diferentes modelos e suas interrelações

Autor(es): Rosário, Pedro cv logo 1

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11912

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Abordagens à apendizagem; Processo de aprendizagem; Modelos de aprendizagem; Estratégias cognitivas; Approaches to learning; Learning process; Learning frameworks; Cognitive strategies


Descrição
Os alunos nas suas actividades de estudo optam por diferentes abordagens à aprendizagem. Este é o conceito chave de uma tradição no estudo da aprendizagem focalizada na perspectiva do aluno e que pretende colmatar as lacunas ecológicas do Referencial de Processamento da Informação quando aplicada ao contexto educativo. Tendo por base a classificação de Biggs (1994), caracterizam-se quatro grandes linhas no estudo dos processos de ensino/aprendizagem: Referencial de Estilos Pessoais, Referencial de Processamento de Informação, Referencial Fenomenográfico e Referencial Sistémico. Este artigo discute cada uma destas propostas, procurando esclarecer os seus conceitos e os seus pontos de convergência. During the process of learning, students adopt different approaches to learning. "Approaches to learning" is a key concept of research tradition on learning focused on student's point of view. This trend in tend to fill up the ecological gap of Information Processing Theory, when applied to educational contexts. Biggs (1994) classification system provides four distinct teaching and learning frameworks: Personal Styles Model, Information Processing Model, Phenomeno-graphic Model, and Systems Model. This article intends to discuss each framework, lighting up their key concepts, and also to find possible communalities.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia