Document details

Ensinar e aprender : leituras centradas no professor

Author(s): Rosário, Pedro cv logo 1 ; Ferreira, Isabel cv logo 2 ; Cunha, Ângela cv logo 3

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11895

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Abordagem à aprendizagem; Aprendizagem; Abordagens ao ensino; Rendimento escolar


Description
A opção dos alunos por uma abordagem superficial ou profunda à aprendizagem é determinada por uma série de factores pessoais e contextuais de acordo com a literatura SAL (Students Approaches to Learning). Com efeito, a forma como os professores abordam o seu ensino constitui um dos factores do contexto recentemente referenciado na literatura, nomeadamente por Prosser, Trigwell e Kember, como exercendo uma influência importante na opção dos alunos por uma determinada abordagem à aprendizagem. Neste estudo pretendemos avaliar o impacto das abordagens dos professores ao ensino nas abordagens à aprendizagem dos respectivos alunos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A amostra tomada é de 839 alunos e 210 professores. Os resultados sugerem que a abordagem compreensiva ao ensino está associada a resultados escolares mais elevados. Sustentam, ainda, que a abordagem transmissiva ao ensino parece desencorajar a adopção de uma abordagem profunda à aprendizagem. Para além disso, e apesar de os professores optarem sobretudo por uma abordagem compreensiva ao ensino, a maior parte dos respectivos alunos não percebe os ambientes de aprendizagem como exigindo a adopção de uma abordagem profunda para lhes fazer face. Estes dados corroboram o papel desempenhado pelas exigências percebidas dos contextos na determinação do seu comportamento de estudo e nos respectivos resultados de aprendizagem.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU