Document details

Mapear o estudar no ensino superior : abordagens dos alunos ao estudo numa E.S.E.

Author(s): Rosário, Pedro cv logo 1 ; Oliveira, Maria Conceição cv logo 2

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11873

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Abordagem à aprendizagem; Autonomia; Ensino superior; Resultados escolares; Approaches to learning; Autonomy; University teaching; School achievement


Description
Integrado na linha de investigação SAL (Students Approaches to Learning), este trabalho centra-se no estudo da perspectiva dos alunos sobre a sua experiência de aprendizagem. Assim, o objectivo da presente investigação centrou-se na avaliação das abordagens à aprendizagem dos alunos do ensino superior, mais precisamente numa Escola Superior de Educação do ensino particular, situada no Porto. Os resultados obtidos sugerem que os alunos optam preferencialmente por uma abordagem profunda à aprendizagem. Esperamos que este estudo possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento actual do sistema de ensino universitário em reformulação de currículos e metodologias para dar cumprimento às sugestões de “Bolonha”, promovendo alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber. Integrating the research on Students Approaches to Learning (SAL) this article focuses on students’ perceptions of their own learning experience. Evaluating students’ approaches to learning was the main goal of the empirical study presented here. The sample integrated students from a private School of Education in Oporto. Data suggest that students opt for the use of a deep approach to learning. We hope this study highlights a better understanding of students’ approaches to learning. According to present demands of Bologna rules, deep changes in university curricula and teaching methodologies are urgent so that students’ autonomy and responsibility for their own building of knowledge can be promoted.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU