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Análise comparativa dos aspectos alimentares em manuais escolares de 16 países

Autor(es): Gonçalves, Artur cv logo 1 ; Jesus, António C. cv logo 2 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 3

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11239

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Manuais escolares; Alimentação; Nutrição; Análise comparativa


Descrição
A escola, como elemento principal da homogeneização do saber, e o manual escolar, como instrumento didáctico que espelha as políticas educativas e os interesses da sociedade a que se destinam, têm um papel determinante na prevenção e combate aos problemas de foro alimentar bem como na construção de padrões alimentares saudáveis. No âmbito do quadro descrito procedeu-se a uma análise comparativa da informação sobre Educação para a Saúde veiculada pelos manuais escolares de 16 países envolvidos no projecto Europeu BIOHEAD-CITIZEN. Os países envolvidos neste projecto diferem não só pela sua distribuição geográfica mas também, e principalmente, pelo seu desenvolvimento histórico, político e sociocultural, sendo 12 países Europeus (Alemanha, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal e Roménia), 3 Africanos (Marrocos, Moçambique e Senegal) e um do Próximo Oriente (Líbano). Utilizou-se uma parte da grelha de análise desenvolvida no projecto acima referido referente à parte dos “Alimentos e Nutrientes”, abrangendo cinco temas: “Tipo de alimento”, “Categoria dos nutrientes”, “Função dos nutrientes”, Dieta equilibrada” e “Requisitos nutricionais”. Da análise comparativa entre os manuais escolares dos 16 países constata-se ser nos da Finlândia onde há mais ocorrências em todos os temas e respectivos parâmetros, tanto em texto como em imagem. Com excepção dos manuais escolares moçambicanos e cipriotas, em que os primeiros não contemplam nenhum parâmetro da “Dieta equilibrada” e os segundos nem desta nem dos “Requisitos nutricionais”, em todos os outros países os aspectos da alimentação e da nutrição são tratados nos manuais escolares. Relativamente aos níveis de intensidade, abrangência e proporcionalidade os dados mostram os 16 países serem significativamente diferentes nos diversos temas, traduzindo assim realidades próprias em vários domínios inerentes a cada país e a cada contexto geo-sócio-económico e político-cultural.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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