No âmbito do Projeto Europeu “BIOHEAD-CITIZEN”, desenvolveu-se em 19 países Europeus, Africanos e do Médio Oriente uma grelha de análise para o estudo de manuais dos ensinos básico e secundário, acerca de Educação para a Saúde. Neste estudo procedeu-se à análise histórica de manuais portugueses. Verificamos que é dado progressivamente mais ênfase ao tópico nutrição nos manuais analisados, o que poderá estar rel...
Projeto de investigação ; Atualmente a Internet constitui um recurso valioso e com vantagens singulares. Surgiu como uma novidade; hoje é reconhecida como uma necessidade. O acesso fácil e a sua difusão criaram novos problemas. Pretende-se com este estudo analisar conceções, usos e expectativas das crianças do 1º ciclo sobre o seu uso excessivo e consequências ao nível da saúde, bem como as suas atitudes peran...
“Com o garfo cavarás a tua sepultura”. Os estudos epidemiológicos e o quadro de doenças associadas aos aspectos alimentares e nutricionais confirmam na actualidade velho aforismo de Hipócrates (Robert,1980). Assim, a escola como elemento principal da homogeneização do saber e o manual escolar como instrumento didáctico que espelha as políticas educativas e os interesses da sociedade a que se destinam, tem um pa...
O presente trabalho realizou-se no âmbito do Projecto Europeu de Investigação “Biohead Citizen: Biologia, Saúde e Educação Ambiental para uma melhor Cidadania”, em que participaram 19 países e se analisaram seis tópicos em manuais escolares do ensino primário e secundário: 1-Educação para a saúde, 2-Reprodução humana e Educação Sexual 3-Ecologia e Educação ambiental (e desenvolvimento sustentável); 4-Evolução h...
A escola, como elemento principal da homogeneização do saber, e o manual escolar, como instrumento didáctico que espelha as políticas educativas e os interesses da sociedade a que se destinam, têm um papel determinante na prevenção e combate aos problemas de foro alimentar bem como na construção de padrões alimentares saudáveis. No âmbito do quadro descrito procedeu-se a uma análise comparativa da informação s...
Estudos realizados pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) em 1998 apontam para uma prevalência de rinite alérgica de 9,55% na população portuguesa. Neste estudo, pretende-se saber qual a percepção dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o impacto da patologia alérgica em crianças em idade escolar. Foram distribuídos 230 inquéritos em zona rural e urbana, sendo recolhido...
Os sintomas de rinite alérgica são os mais referidos pelos professores, seguidos das manifestações dermatológicas, sendo apontado como causas principais as alterações ambientais e mudanças de temperatura, nomeadamente no início da Primavera. Segundo a percepção dos professores, cerca de 20% das crianças não possuem diagnóstico clínico; quando há, a maioria é feita pelo Médico de Família e em menor percentagem p...
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