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Quem desenterra as histórias sepultadas no cemitério da memória talvez não as t...

Autor(es): Sendas, Sandra cv logo 1 ; Maia, Ângela cv logo 2 ; Fernandes, Eugénia M. cv logo 3

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11224

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ex-combatentes; Grounded theory; PTSD; Metodologias qualitativas


Descrição
A participação na guerra colonial, há mais de 30 anos envolveu a vivência, por parte dos seus ex-combatentes de vários tipos de experiências, algumas das quais bastante difíceis. O nosso estudo pretende explorar e compreender a natureza e diversidade dos significados construídos pelos ex-combatentes para as suas experiências de participação na guerra colonial portuguesa. Para a prossecução dos objectivos deste trabalho utilizámos uma metodologia qualitativa, especificamente, a Grounded Theory (Strauss & Corbin, 1990). Os procedimentos que seguimos são: (1) elaboração cuidada do guião orientador das entrevistas; (2) realização das entrevistas; (3) transcrição das entrevistas e (4) análise das entrevistas mediante duas modalidades (a) baseada na codificação dos registos transcritos e (b) baseada na reflexão dos processos relacionais/comunicacionais nos quais investigador e sujeito se envolveram. Estes aspectos das análises têm ilustrado os 2D das metodologias qualitativas: as dificuldades e os desafios ou seja, temo-nos deparado com um processo muito complexo, nomeadamente no tempo dispendido, no esforço de raciocínio e exigência de auto-orientação. O seu produto final, ainda não acabado, é um enorme e variado manancial de “matéria prima” que, por um lado, nos permite múltiplas construções teóricas mas que, por outro, nos obriga a um exercício de constante focalização cognitiva e reflexão sobre o rigor com que vamos aplicando os princípios da Grounded Theory. A análise dos processos relacionais/comunicacionais sugeriu-nos que as entrevistas poderiam ter provocado nos sujeitos expressões psicológicas diversas. Em consequência, está de momento, a decorrer um segundo estudo sobre o eventual impacto das mesmas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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