Author(s):
Gonçalves, Helena
; Pires, Helena
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/1080
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Paisagem urbana; Publicidade exterior
Description
Comunicação apresentada ao LUSOCOM, 6, Covilhã, 2004. Actualmente, as cidades mostram-se revestidas de imagens diversas, desde as sinalizações de trânsito e outras, até aos graffiti e ainda aos múltiplos letreiros dos estabelecimentos comerciais e de serviços que, mais ou menos ostensivamente, nos apontam o seu estandarte num cenário já de si visualmente saturado e desarrumado ao olhar. Pelo seu impacto, posição estratégica e estreita imbricação com a arquitectura urbana, bem como com todas as suas estruturas, nomeadamente as de mobilidade, a publicidade exterior, nos seus vários formatos e suportes, aparece como um meio de comunicação privilegiado, inscrito num processo de estetização geral da paisagem urbana. Tal significa que a experiência sensível contemporânea é em parte configurada por estas imagens publicitárias, num contexto específico e em determinadas condições de percepção.
Trata-se de um cenário em constante mutação, quer devido às próprias características inerentes à natureza publicitária - pautada por uma efemeridade e sazonalidade implacáveis –, quer porque os seus suportes físicos se adaptam, numa perfeita relação com o meio, à própria dinâmica das estruturas urbanas.
Interrogarmo-nos e reflectirmos sobre estas questões, sobretudo procurando compreender as suas implicações no quadro de um mundo cada vez mais mediatizado e aparentemente menos experienciado, é o objectivo a que aqui nos propomos.