Autor(es):
Cruz, Sónia
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10678
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) Para a maioria dos alunos, a Web constitui a primeira fonte de informação. Além disso, a
utilização de recursos e ferramentas da Web 2.0 no processo de ensino aprendizagem torna-se
cada vez mais pertinente, uma vez que promovem novas formas de aprender, de pensar e de
ensinar oferecendo ao aluno um papel que não se compadece com a passividade, mas antes exigelhe
competências para analisar e avaliar criticamente a informação, isto é, reflectir sobre a
informação com que interage para produzir conhecimento para si e para partilhar com os outros.
Assim, a questão de investigação que norteou o nosso trabalho prendeu-se com a tentativa
de compreender como seria possível integrar os diversos serviços disponíveis online nas práticas
lectivas, orientando o aluno de consumidor crítico a produtor de informação online.
Para responder à questão de investigação criámos um modelo, que designamos de Modelo
de Integração das Tecnologias de Informação e da Comunicação (ITIC) cujos alicerces teóricos são
a abordagem construtivista, a Teoria do Envolvimento e o Modelo ARCS. Este modelo baseia-se em
diferentes componentes que incluem a pesquisa, o acesso à informação, a comunicação online e as
ferramentas colaborativas que proporcionam ao aluno a construção do seu conhecimento.
O estudo realizado foi um estudo de caso, sendo os participantes 27 alunos que
frequentavam o 9.º ano de escolaridade. Desenvolvemos um site, o História Nove, no qual
gradualmente foram propostas variadas actividades, integrando recursos e diversas ferramentas da
Web 2.0 no currículo, proporcionando aos alunos apropriarem-se das actividades e ferramentas
tendo, em algumas situações, trabalhado enquanto consumidores de informação e noutras
enquanto produtores de informação para a Web.
Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: Questionários
(Ficha de Literacia Informática, 14 questionários sobre ferramentas e recursos na Web e dois
questionários finais sobre o modelo ITIC: um para os alunos e outro para os encarregados de
educação), Grelha de observação e Diário de aula.
A análise dos dados obtidos, ao longo de um ano lectivo, permitiu concluir que embora,
inicialmente, alguns alunos mostrassem resistência à metodologia adoptada, com o decorrer do
estudo essas resistências foram diminuindo tendo, no final do estudo, revelado que gostaram da
experiência e que aprenderam os conteúdos de uma forma mais trabalhosa, mas também mais
motivadora. Este estudo revelou ser um contributo na promoção do pensamento crítico do aluno
enquanto consumidor de informação dado que os participantes revelaram competências em pesquisar, analisar, avaliar, resumir e interpretar informação reconhecendo que nem tudo o que
está na Web é válido e quais os critérios que deveriam atender para confiar na informação.
Enquanto produtores de informação, as actividades propostas visavam responsabilizar o aluno pela
publicação online. Assim, proporcionamos um ambiente de aprendizagem activa e significativa,
onde os alunos se sentiram parte integrante na construção do seu conhecimento. Relativamente ao
trabalho individual e em pares, a preferência dos alunos recaiu sobre o trabalho em pares,
reconhecendo a importância de trabalhar colaborativamente, trocar informações, discutir ideias e
negociar posições. Embora de maneira gradual, os alunos evidenciaram autonomia no que toca à
sua aprendizagem e grande interesse nas actividades que foram propostas. Os trabalhos
desenvolvidos foram reveladores das competências gerais e específicas desenvolvidas.
Por tudo isso, é importante que os professores, enquanto catalisadores da Sociedade do
Conhecimento, vejam o computador como ferramenta cognitiva e promovam a integração das novas
tecnologias de informação e comunicação no currículo.
Como implicações para a aprendizagem, sugere-se que este tipo de actividades seja
proporcionado desde cedo, implicando, verdadeiramente, os alunos na construção do seu próprio
conhecimento. For most students, the Web is their first source of information. Furthermore, the use of Web
resources and Web 2.0 tools in teaching is becoming increasingly relevant, as they promote new
ways of learning, thinking and teaching. In fact, they offer the student a role that is not compatible
with passivity, requiring skills to analyse and evaluate information critically, that is, to reflect on the
information he/she is interacting with, in order to produce knowledge for himself and to share it with
others.
The research question focuses on how it would be possible to integrate several services
available online into teaching, in order to guide the student through the process of evolving from a
critical consumer to a producer of information online.
A Model for Integrating the Information and Communication Technologies (IICT) in class was
developed based on the constructivist approach, Engagement Theory and the ARCS Model. This
model is based on different components that include search, access to information, online
communication and collaborative tools that help students to construct their knowledge.
The methodology used is a case study, involving 27 students from 9th grade. We developed
a website, História Nove (History for 9th grade), where we gradually proposed several activities,
integrating web resources and various Web 2.0 tools into the curriculum. The students were thus
given the opportunity of developing activities and getting acquainted with these tools. In some
situations, they worked as consumers of information and in others as producers of information for
the Web.
For collecting data, the following instruments were developed: Questionnaires (Computer
Literacy Questionnaire, 14 questionnaires about tools and resources on the Web, and two
questionnaires about the model IICT: one for students and another one for parents), an observation
grid and a teacher diary.
The analysis of data obtained during a full school year allowed us to conclude that, although
initially, some students showed resistance towards the methodology adopted, over the course of the
study this resistance diminished. At the end of the study, they revealed that they had enjoyed the
experience and that they had learned the contents in a more demanding but also more motivating
way.
This study aims to be a contribution to the promotion of students' critical thinking as
consumers of information. Participants revealed several competencies: searching, analysing, evaluating, summarizing and interpreting information. Further, the students became aware that not
everything they find on the Web is valid and they learned about the criteria they should use to rely on
the information. The proposed activities aimed to get them responsible for online publication, as
producers of information. We provided an active and meaningful learning environment, where the
students construct their knowledge.
The students preferred to work in pairs, recognizing the importance of working together,
exchanging information, discussing ideas and negotiating opinions. Even in a gradual way, the
students demonstrated autonomy regarding their learning process and a keen interest in the
proposed activities. Their assignments revealed the general and specific competencies developed.
For all these reasons, it is important that teachers, as catalysts of the knowledge society,
consider the computer a cognitive tool and encourage the integration of new Information and
Communication Technologies into the curriculum. We suggest that such activities should be
provided early on their studies, involving students in constructing their knowledge.