Document details

Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística

Author(s): Carvalho, Sara cv logo 1 ; Lima, Nelson cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10657

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Compostagem doméstica; Educação ambiental; Integração curricular; Ciclo da matéria orgânica


Description
Tomando como objecto de estudo projectos de Compostagem Doméstica (CD) no contexto escolar, este artigo apresenta uma análise do processo de implementação actual de uma prática sustentável milenar. No momento em que a compostagem se expande pelas escolas do país, em especial no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tornou-se pertinente observar em profundidade experiências pedagógicas que usam esta metodologia de aproveitamento de resíduos orgânicos como um meio didáctico. Através de uma visão da CD baseada nas vertentes técnica; ambiental; de saúde; pedagógica; social e económica, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três contextos educativos. Comparou-se o nível de desenvolvimento daquelas vertentes em escolas com diferentes graus de experiência em compostagem. A compostagem foi igualmente assumida como um “elo” que completa o ciclo da matéria orgânica, com as componentes-chave - “resíduos” e “fertilização do solo”. Entre outros aspectos, os resultados deste trabalho reforçaram a percepção de que o cruzamento da compostagem doméstica com outros projectos (e.g. hortas pedagógicas e outras práticas tradicionais) potencializa uma prática mais abrangente da educação ambiental.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU