Document details

Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organ...

Author(s): Oliveira, Clara Costa cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10580

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Epistemologia; Auto-organização; Método narrativo; Holismo; Padrões; Aprendizagem; Educação permanente e comunitária; Epistemology; Self-organisation; Narrative method; Holism; Patterns; Lifelong learning and communitarian education


Description
Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos. On the basis of the interdisciplinary perspective developed within the epistemological movement of self-organisation, and with the help of narrative methodologies used in social sciences, I purpose a method for the training of adult educators. After testing the method over ten years with different groups, there is evidence of having succeeded in attaining its objectives. In this article I describe the nature of the steps of this method, as well as the academic context in which it was conceived and the way it relates to the epistemology associated with the epistemological movement of self-organisation.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU