Detalhes do Documento

Variação em contexto de probabilidades na perspectiva de professores de matemática

Autor(es): Fernandes, José António cv logo 1 ; Correia, Paulo Ferreira cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10422

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Variação no contexto de probabilidades; Professores de matemática; Estudo exploratório


Descrição
No presente texto apresentam-se ideias de professores de Matemática acerca da noção de variação no contexto de Probabilidades, extraindo-se consequências para a aprendizagem dos alunos. Participaram no estudo 17 professores de Matemática do 2º e do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com diferente experiência de ensino, que frequentavam uma acção de formação contínua no âmbito do ensino da Estatística. Os resultados do estudo mostram que os professores revelam ideias muito limitadas acerca da variação, designadamente prevendo resultados com excessiva ou insuficiente variação, com centros inadequados e justificações não apropriadas. Donde se salienta a necessidade de os professsores aprofundarem a sua formação neste tópico de modo a poderem avaliar o nível de compreensão dos alunos e para os melhor orientar na sua aprendizagem.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia