Detalhes do Documento

Currículo : entre teorias e métodos

Autor(es): Pacheco, José Augusto cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10406

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Currículo; Teoria; Método; Globalização; Curriculum; Theory; Method; Globalization


Descrição
Em um momento de intensa globalização, em que se impõem novos padrões e novos conceitos, o currículo ganha outra centralidade educacional, sobretudo se for considerado da noção de conhecimento. Procura-se, neste artigo, debater questões ligadas à teorização e ao método do currículo., destacando-se quer as teorias críticas e de instrução, sempre cruzadas com a racionalidade tyleriana e o relativismo, quer o currere como espaço de discussão. SCHOOL CURRICULUM: BETWEEN THEORIES AND METHODS. At a time of intense globalization, when new patterns and new concepts are being proposed, the school curriculum has gained a new educational centrality particularly when one considers it from the perspective of notion of knowledge. This article aims at discussing issues related to curriculum theorizing and method, emphasizing either the critical and teaching theories, always interconnected with the Tylerian rationale and the relativism, or currere, as a space for discussion.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia