Detalhes do Documento

A ressignificação do currículo em contextos de globalização

Autor(es): Pacheco, José Augusto cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10405

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Globalização; Educação; Formação; Currículo; Globalization; Education; Training; Curriculum


Descrição
Neste texto sublinhamos o facto de as políticas de educação e formação constituirem complexos processos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e interligadas com o objectivo de responder afirmativamente às amplas mudanças socioeconómicas. É baseado nesta lógica de estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto de políticas globalizadas, por um lado, e de políticas nacionais, por outro lado, reconhecendo o facto de ambas se constituirem em torno do conhecimento. In this text we underline the fact that the education and training politics are complex processes of decision, dependent on different and intertwined territorialities with the objective of affirmatively respond to a broader economic‐social change. It is based on this structured logic of political decision that we situate the curriculum’s study in the context of globalized politics, on the one hand, and national politics, on the other hand, recognising the fact that both are edified around knowledge.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia