Document details

Novos programas de Matemática do ensino básico : um grupo de professores em for...

Author(s): Seabra, Olga cv logo 1 ; Martinho, Maria Helena cv logo 2

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10234

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Formação contínua; Novos programas; NPMEB; Implementação de novo programa


Description
O presente artigo pretende dar uma visão geral sobre a forma como os professores do 2º ciclo encaram os Novos Programas de Matemática do Ensino Básico (NPMEB). Foi possível observar as expectativas e os receios dos professores, durante uma oficina de formação intitulada: “NPMEB, 2.º ciclo – Números/Operações/Álgebra”, onde a investigadora, a primeira autora, era a própria formadora. Com este estudo pretende-se compreender o professor e as dificuldades que enfrenta e de que modo uma formação pode contribuir para uma maior confiança e adaptação à mudança. Esta investigação apoiou-se numa metodologia qualitativa, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a observação directa nas sessões presenciais, questionários e chat. Com este estudo foi possível constatar que os professores sentem necessidade de partilhar e discutir com os colegas as suas experiências de sala de aula de modo a incrementar a sua confiança e capacidade de intervenção. Neste artigo apresentam-se também alguns constrangimentos e dificuldades sentidas pelos professores durante a planificação e implementação das tarefas.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU