Autor(es):
Carvalho, João Eloir
; Barros, Paulo Cesar
; Pereira, Beatriz Oliveira
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10172
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Lúdico; Escola; Violência
Descrição
Este estudo pretende análisar as principais características do lúdico, através dos autores que tratam do lúdico como a essência para a construção de um tempo, onde o brincar seja
reconhecido como uma importante estratégia de desenvolvimento, aprendizagem e melhoria
das relações no contexto infantil, sendo uma importante estratégia para a diminuição das
práticas agressivas no contexto escolar. Quer ainda discutir os principais conceitos e
entendimentos deste tema e desta maneira situá-lo dentro da esfera do conhecimento, da cultura e do meio em que as crianças estão inseridas, bem como suas significações no universo da educação e dos muros da escola, a qual faz uso da ludicidade de muitas formas, mas não se dá conta do seu real significado e importância. O estudo nos remete a um questionamento: as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento de prevenção ao bullying no
contexto escolar? Diante destas considerações é oportuno fazer uma relação destas aparentes relações da cultura e do lúdico com as possibilidades de inserção no meio educacional, especialmente nas insituições de ensino, em que o lúdico se caracteriza como uma ação muito utilizada, mas pouco refletida. Para uma reflexão mais aprofundada, fazendo um paralelo entre a violência e o lúdico, entendemos que um dos trunfos que a escola dispõe atualmente
para regular a violência, deveria ser uma prioridade à valorização das atividades lúdicas no tempo e no espaço que ela disponibiliza para seus alunos, seja em qualquer idade ou nível escolar. As atividades lúdicas são muito indicadas para o desenvolvimento destes objetivos, especialmente para as crianças que entendem suas manifestações como um momento de integração e desenvolvimento.