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Videojogos e práticas desportivas

Autor(es): Pereira, Carlos Alberto Gomes cv logo 1 ; Ramos, Altina cv logo 2 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10104

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Prática desportiva; Videojogos; Estudo de caso; Sport practice; Video games; Casestudy


Descrição
Desenvolvemos um estudo com o objectivo de conhecer o nível de adesão às novas tecnologias e aos videojogos de jovens que têm uma prática desportiva formal e regular e descobrir as características comuns dos jovens que são simultaneamente praticantes desportivos e jogadores intensivos de videojogos. Adoptámos uma metodologia de cariz qualitativo - o estudo de caso. A população alvo deste estudo foi constituída por alunos da Escola Secundária de Barcelos, com idades compreendidas entre os 14 e 16 anos. A recolha de dados foi feita através de entrevistas semi-estuturadas e para a sua análise recorremos à análise de conteúdo. Concluímos que estes jovens vêem em ambos oportunidades de valorização do Lazer; apontam, a Socialização como forte impulso para essas práticas; são para elas arrastados por uma forte Motivação Intrínseca; o Espírito Competitivo caracteriza estes jovens; reconhecem valor educativo a ambas as práticas, vendo nelas uma oportunidade de Aprendizagem e desenvolvimento de competências específicas e transversais. We present a study that aims to knowing the level of attachment to new technologies and videogames of teens who take a formal and regular sport practice as well as finding out the common characteristics among young people who are athletes and intensive videogame players at the same time. We have employed qualitative methods in a case-study design. 14-16 year-old-students from Barcelos Secondary School were the target-population in this research. The data were collected through semistructured interviews whose content was analysed afterwards. Findings show that these teenagers see large opportunities to value leisure time in both activities; they also refer socialization as a strong impulse towards those actions; they are stimulated by a strong intrinsic motivation; competitive spirit distinguishes all these youngsters; they recognize educational value to both activities and they see them as an opportunity of learning and development of specific and overall skills.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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