Detalhes do Documento

A tecnologia sob o olhar de jovens e famílias : usos, valores, competências e o...

Autor(es): Pereira, Maria da Graça Caridade Barbosa cv logo 1 ; Silva, Bento Duarte da cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10031

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Literacia digital; Divisão digital; TIC no contexto informal; Tic no contexto formal; Jovens e TIC


Descrição
Enquanto ao nível do contexto escolar a quase totalidade dos jovens acede às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo menos em termos de possibilidade material de acesso, ao nível dos contextos extra-escolares, informais, poderão ocorrer diferenças expressivas. Na presente comunicação abordaremos alguns dos factores que interferem com o acesso aos meios TIC em contextos extra escolares; principais usos pelos jovens e factores com implicações ao nível do desenvolvimento de competências digitais. Uma reflexão sobre o factor de divisão digital, ao nível de divisões primárias (acesso) e divisões secundárias (contextos ou competências), tentando clarificar se os usos e valorizações que os jovens fazem da Internet em contexto escolar e extra-escolar diferem. Nesta comunicação pretendemos apresentar os resultados de uma investigação em curso, que consiste no levantamento dos meios tecnológicos proporcionados aos jovens e sua utilização em contexto escolar e extra-escolar (familiar) e as eventuais diferenças nos usos, valores e desenvolvimento de competências em TIC. Reflectir se a escola poderá contribuir para ampliar as divisões pré existentes, legitimando diferenças, ou, pelo contrário, reduzir as assimetrias democratizando o acesso às TIC.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia