Autor(es):
Machado, José Eduardo
; Almeida, Leandro S.
; Silva, Bento Duarte da
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10001
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Software educativo; Matemática
Descrição
A utilização dos computadores no ensino é hoje considerada como
justificada e inevitável, esperando que a sua utilização melhore os
níveis de aprendizagem e os hábitos dos alunos.
Neste estudo quisemos aferir qual o impacto que a utilização de
um software educativo, que faz recurso às potencialidades
gráficas, teve nas atitudes, hábitos, frequências de utilização dos
computadores e no seu processo de ensino-aprendizagem, ao nível
de determinados conceitos matemáticos e ainda na relação entre a
escrita algébrica e a gráfica, nos alunos envolvidos na experiência
educativa.
Este estudo incidiu nos alunos do décimo segundo ano, que
frequentaram as aulas da disciplina de Matemática, permitindo
que os conceitos fossem leccionados, recorrendo ao grafismo e
consequentemente dando uma especial ênfase à imagem.
Tendo em consideração, que a tecnologia seria aplicada no
processo de ensino-aprendizagem, demos uma especial atenção à
transposição didáctica, tida como um dos factores importantes
neste tipo de estudos.
Neste estudo, que envolveu a utilização da tecnologia,
computadores e software educativo, num ambiente de ensinoaprendizagem,
a variável sexo foi tida em consideração, dada a
possível relevância desta variável nos resultados obtidos. No final
da investigação podemos constatar que a utilização de software
educativo teve um impacto junto dos alunos envolvidos que
mudaram a sua perspectiva relativamente ao uso dos
computadores e tiveram um aproveitamento diferenciado do dos
seus colegas, a quem os mesmos conceitos foram leccionados de
forma convencional sem recurso a computadores.