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Comunidades de aprendizagem emergentes : uma abordagem à educação disruptiva

Autor(es): Spilker, Maria João cv logo 1 ; Nascimento, Lauriza cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3434

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Educação disruptiva; Ambientes pessoais de aprendizagem; Recursos educacionais abertos; Práticas educacionais abertas; Cursos online massivos abertos


Descrição
Simpósio Internacional realizado em Viseu de 13 a 15 de novembro de 2013 Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre ambientes de aprendizagem e a sua força inovadora e disruptiva, quer a nível do indivíduo aprendente, bem como no âmbito das políticas institucionais.Parte-se de questões orientadoras e explora-se as implicações advindas do acesso aberto e universal ao saber para o aprendente e as instituições de ensino superior, até hoje, detentoras do conhecimento e de sua transmissão. Pretende-se, por conseguinte, ser um contributo para com as futuras reflexões acerca dos ambientes pessoais e institucionais de aprendizagem em linha, quando em movimento de abertura, de inovação disruptiva, os quais se caraterizam por uma natureza desconstrutiva e permissiva ao input da inteligência coletiva, nomeadamente a nível de recursos e práticas educacionais, implementadas na consideração à aprendizagem na Sociedade em Rede.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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