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Políticas de educação profissional em Portugal e no Brasil

Autor(es): Guimarães, Edilene Rocha cv logo 1 ; Pacheco, José Augusto cv logo 2 ; Seabra, Filipa cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3251

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Educação profissional; Aprendizagem ao Longo da Vida; Modalidades de formação; Professional education; Lifelong learning; Training modalities


Descrição
O trabalho aborda as políticas de educação profissional decididas em Portugal e no Brasil na última década. Com base numa metodologia qualitativa, utiliza-se a análise documental para analisar a dimensão social da educação e formação e verificar de que modo os dois sistemas educativos implementam estratégias diversificadas para a valorização da educação profissional. Conclui-se que as questões em análise permitem uma discussão curricular da educação profissional e sobretudo das suas modalidades, que interagem como processos interligados de uma aprendizagem ao longo da vida. The paper discusses the professional education policies approved in Portugal and in Brazil in the last decade. Based on a qualitative methodology, documents were analyzed with a focus on the social dimension of education and training, also aiming to evaluate how the two educational systems implement diversified strategies for valuing professional education. The text concludes that the issues under analysis yield a discussion of the professional education curriculum, in particular of its modalities, which interact as interconnected processes of lifelong learning.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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