Detalhes do Documento

Competências-chave na era digital para coaprendizagem e coinvestigação

Autor(es): Okada, Alexandra cv logo 1 ; Serra, Antônio Roberto C. cv logo 2 ; Ribeiro, Silvar Ferreira cv logo 3 ; Pinto, Sônia cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3080

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Competências; Habilidades; Coaprendizagem; Co-investigação; Redes sociais; Plataforma ELGG; Plataforma NING; Skills; Co-learning; Co-inquiry; Social networking; ELGG platform; NING platform; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning


Descrição
Este trabalho visa apresentar uma investigação exploratória em desenvolvimento com resultados preliminares sobre “Competências-chave para educação do século XXI na Era Digital”. Utiliza-se a ciber-etnografia como método de observação assíncrona (fórum e wikis) e síncrona (webconferência) das competências e habilidades desenvolvidas durante o processo de co-investigação e coaprendizagem em dois espaços virtuais. Este estudo envolve pesquisadores do Reino Unido, Brasil, Portugal e Espanha que iniciaram suas interações no portal Encuentro.Educared do “Encontro Internacional de Educação 2012-2013”, realizado pela empresa Telefônica e também no ambiente de investigação weSPOT (Working Environment with Social, Personal and Open Technologies) financiado pela Comissão Européia. Como resultado deste trabalho, observou-se que o portal propiciou o desenvolvimento mais explicíto de literacias digitais, possivelmente por ser uma interface mais simples e familiar (fórum). E no ambiente de investigação, os participantes já com maior facilidade com tecnologias digitais tiveram maiores oportunidades de desenvolver outras competências relacionadas com a Literacia Científica. This paper presents an exploratory investigation in development with preliminary results on "Key Competences for XXI Century Education in the Digital Age." The method applied was cyber-ethnography with asynchronous observation (forum and wiki) and synchronous discussions (webconference) for analysing skills and competences developed during the process of co-inquiry and co-learning in two online areas. This study involves researchers from the UK, Brazil, Portugal and Spain. They initiated their interactions in the portal Encuentro.Educared of the "International Meeting on Education 2012-2013", organized by company Telefónica and also in the inquiry environment weSPOT (Working Environment with Social Personal and Open Technologies) funded by the European Commission. As a result of this study, it was observed that the portal led to the development of more explicit digital literacies, possibly because it was a simpler interface and familiar (forum). And in the inquiry environment, participants familiar with digital technologies had more opportunities to develop other skills related to Critical-Creative Thinking and Socio-Scientific Reasoning.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia