Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Competências-chave na era digital para coaprendizagem e coinvestigação

Okada, Alexandra; Serra, Antônio Roberto C.; Ribeiro, Silvar Ferreira; Pinto, Sônia

Este trabalho visa apresentar uma investigação exploratória em desenvolvimento com resultados preliminares sobre “Competências-chave para educação do século XXI na Era Digital”. Utiliza-se a ciber-etnografia como método de observação assíncrona (fórum e wikis) e síncrona (webconferência) das competências e habilidades desenvolvidas durante o processo de co-investigação e coaprendizagem em dois espaços virtuais....



Tecnologias, novos letramentos e formação de professores: um estudo em comunida...

Rabello, Cíntia Regina Lacerda; Haguenauer, Cristina Jasbinschek; Okada, Alexandra

Este trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro, situa-se na interface da Linguística Aplicada com a Educação, particularmente no contexto das novas tecnologias e das transformações que elas trazem para a sociedade e cultura contemporâneas. Nesse sentido, o estudo visa contribuir para a formação de professores no cenário emergente da inserção massiva das ...


Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação (3.0)

Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira

Conferência Internacional realizada na Universidade do Minho em Braga, de 15-16 de Julho de 2013 ; A discussão da coaprendizagem na Educação 3.0 é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a aprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da ci...


Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online

Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, Vani

O presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercíci...


Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência

Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira

Os formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de ...


MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de caso

Alves, Lynn; Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra


Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para vi...

Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Lila

Este artigo visa discutir sobre estilos de aprendizagem para subsidiar práticas pedagógicas e processos de aprendizagem com as tecnologias do projeto OpenLearn: FlashMeeting para webconferência e Compendium para mapas do conhecimento. Nosso foco de pesquisa é identificar quais são os recursos destas duas tecnologias e ações pedagógicas que podem favorecer diferentes estilos de aprendizagem. Nossa fundamentaçã...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia