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A educação a distância como ferramenta das políticas públicas de educação: aval...

Author(s): Pacheco, Andressa Sasaki Vasques cv logo 1 ; Primon, Ana Carolina cv logo 2 ; Rissi, Maurício cv logo 3 ; Nunes, Carolina Schmitt cv logo 4

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3002

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Educação a distância; Políticas públicas educacionais; Sistema Universidade Aberta do Brasil; Public education policies; Distance education; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning


Description
Este trabalho tem como objetivo analisar determinadas características dos polos de apoio presencial do estado de Santa Catarina considerando a coerência das ações com os objetivos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Quanto à metodologia, a pesquisas tem caráter descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, a coleta de dados foi documental e bibliográfica, buscando dados de IDH das cidades polo e documentos referentes ao Sistema UAB. Os resultados indicam que o Sistema UAB pretende estabelecer políticas públicas educacionais por meio da EaD, e para tanto algumas diretrizes são apontadas, como o estabelecimento de polos de apoio presencial em a cidades menos favorecidas economicamente. O presente trabalho constatou-se que a maioria dos polos de Santa Catarina se encontram em cidades desenvolvidos, com alta concentração populacional e níveis satisfatórios de IDH, ou seja, as diretrizes apontadas pelo sistema UAB não estão sendo consideradas plenamente no que se refere a implantação dos polos de apoio presencial. This paper aims to analyze certain characteristics about the presence support pole of Santa Catarina state considering the consistency of actions with the objectives of Sistema Universidade Aberta (UAB). About the methodology, this research is descriptive with qualitative and quantitative approach. The data collection was documental and bibliographic, aims searching IDH data about poles Sistema Universidade Aberta do Brasil. cities and documents relating to the Sistema UAB. The results indicate that the Sistema UAB aims to establish public education through distance education, and so some guidelines are outlined, as the establishment of presence support pole in the cities economically disadvantaged. This study found that most of the poles of Santa Catarina are in developed cities with high population density and satisfactory levels of IDH, namely, the guidelines outlined by the Sistema UAB are not being fully considered in relation to deployment the presence support pole.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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