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A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino sup...

Autor(es): Moreira, J. António cv logo 1 ; Almeida, Ana Cristina cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/2879

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Blended learning; Comunidades de aprendizagem; Ensino superior; Blended-learning; Communities of inquiry; Higher education


Descrição
VII Conferência Internacional de TIC na Educação, realizada em Braga Em tempos de profundas transformações sociais, económicas e culturais e vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de redefinir pedagogia, também, no Ensino Superior. O enfoque nas competências e o apelo à mobilidade pelo Processo de Bolonha convidam a um paradigma educacional que privilegie novas formas de pensar, desenvolver e avaliar os processos de formação centrados no estudante e nas suas estratégias de autorregulação e domínio de ferramentas mediatizadas pelas oportunidades tecnológicas e reflexividade em parceria, sob supervisão dos professores facilitadores da aprendizagem. Este trabalho visa, pois, ilustrar a operatividade de modelos em blended learning, analisando o impacto de novos cenários de aprendizagem na criação de comunidades, de aprendizagem baseada em problemas. Para tal, exploramos relações possíveis entre modalidades de ensino presencial e online, em que a relação pedagógica estabelecida face-a-face é confrontada com a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e de investigação. When there are profound social, economic and cultural changes and rapid evolution of information and communication technologies we are faced with the need to redefine pedagogy in higher education. The focus on skills and appeal to mobility subscribed by the ways of thinking, develop and evaluate training processes, student-centred and fostering its self-regulation and mastery of tools influenced by technological opportunities and refection in partnership, under the supervision of teachers and facilitators of learning. This work aims illustrate the operativity of models in blended learning, analyzing the impact of new scenarios in creating learning communities, problem-based. To this end, we explore possible relations between modalities of presencial and on-line teaching, in which the pedagogical relationship established face-to-face is compared with the generation of virtual communities of learning and inquiry.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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