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Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedag...

Autor(es): Barros, Daniela Melaré Vieira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/2846

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Educação a distância; Elearning; Literacias da informação; Educação; Estratégias pedagógicas


Descrição
Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas A emergência das literacias propõem um desafio para a ciência da informação desenvolver com o uso das tecnologias estratégias para facilitar uma dinâmica de aprendizagem do usuário para que saiba encontrar, utilizar e gestionar a informação. Essa emergência advém da sociedade em que vivemos e que nos inunda de forma rápida e contínua com conteúdos em diversos formatos e com diversos objetivos. A literacia da informação, visualizada como um conjunto de competências de aprendizagem necessárias para aceder, avaliar e usar a informação de forma eficiente, pode ser desenvolvida, aprimorada ou até mesmo aprendida como um potencial educativo para a área da ciência da informação. Pensando neste potencial foi desenvolvido dentro do curso de pós-graduação em Ciência da informação da Universidade Aberta em Lisboa a U.C Literacias da Informação. Através da metodologia a distância é realizado um trabalho de aprendizagem da literacia da informação enquanto estratégia de ensino com o uso das tecnologias. Dessa forma o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias didático pedagógicas do curso em questão, estas estratégias facilitam ao profissional da ciência da informação condições de experienciar o ensino da literacia da informação através do uso das tecnologias. Podemos observar isso mediante a proposta dessa unidade curricular que é o espaço de estudos e dos resultados apresentados na sequência deste artigo.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
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