Encontrados 31 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Modelos pedagógicos e utilização das TIC no ensino superior

Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo; Barros, Daniela Melaré Vieira

Os principais atores dos cenários pedagógicos são os professores e os alunos. O desenvolvimento de modelos pedagógicos deve ter em conta estes atores, o contexto de ensino e aprendizagem e os meios disponíveis. Assim, desenvolveu-se um estudo com uma amostra de professores e de alunos do ensino superior que teve como principais objetivos: compreender a perceção do uso das TIC nas unidades curriculares, bem como...


A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância : a...

Barros, Daniela Melaré Vieira; Francisco, Maria Cristina Amado

A educação de nível superior a distância, na atualidade, é indissociável das tecnologias e da informação por ela acedida. O interesse em investigar o modo como os estudantes desta modalidade de aprendizagem atuam perante a facilidade em aceder a informação disponível em suporte tecnológico, nomeadamente de recursos educativos digitais, permite estabelecer padrões educativos e conducentes a reflexões sobre metod...



III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning

Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Spilker, Maria João

O livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs...


Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de a...

Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João

No presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. J...


Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual

Teixeira, Marcelo Mendonça; Barros, Daniela Melaré Vieira; Farias Junior, Ivaldir H. de

Constatamos inúmeras experiências da rádio web como interfaces de apoio didático, reflexo de sua utilização em todos os níveis de ensino e em diferentes países do mundo, principalmente, em Portugal. Singularmente, evidenciamos as atividades educomunicativas dessas interfaces e seus contributos para a comunidade estudantil. Em favor deste cenário, surgiu o interesse de descobrir os reais benefícios que tais rec...


Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação (3.0)

Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira

Conferência Internacional realizada na Universidade do Minho em Braga, de 15-16 de Julho de 2013 ; A discussão da coaprendizagem na Educação 3.0 é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a aprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da ci...


Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior

Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel

Quando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo...


Elearning no ensino superior : práticas de integração no âmbito do projeto aces...

Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira; Seara, Isabel

7º Seminário realizado em Lisboa na Faculdade de Motricidade Humana de 1-2 de fevereiro de 2013


Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedag...

Barros, Daniela Melaré Vieira

Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas ; A emergência das literacias propõem um desafio para a ciência da informação desenvolver com o uso das tecnologias estratégias para facilitar uma dinâmica de aprendizagem do usuário para que saiba encontrar, utilizar e gestionar a informação. Essa emergência advém da sociedade em que vivemos e que nos inunda de forma rápida e contínua com conteúdos ...


31 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia