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Diagnóstico sobre equipamentos para a educação ambiental no distrito de Lisboa ...

Autor(es): Alves, José cv logo 1 ; Carvalho, Sara cv logo 2 ; Meira-Cartea, Pablo cv logo 3 ; Azeiteiro, Ulisses cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/2831

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Educação ambiental; Equipamentos para educação ambienta; Projetos educativos; Lisboa


Descrição
Tendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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