Autor(es):
Moreira, J. António
; Ferreira, António G.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/2736
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Educação física; Professores; Formação inicial; Exercício profissional; Physical education; Teachers; Professional practice; Initial training
Descrição
No presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores
das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa
formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz
qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de
Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas. In this study, we have sought to analyse the representations that teachers from the various schools of Physical Education in Portugal have of the relationship between their initial training and the teaching practice in terms of its adequacy,
limitations of training and expectations. Based on a qualitative methodology, the
study focused on a group of fifteen teachers with initial training performed in
the most distinguished Portuguese institutions in the 20th century: the National Institute of Physical Education, the Higher Schools of Physical Education, the
Colleges of Physical Education of Lisbon and Porto and the Faculties of Sports
Sciences and Physical Education. We have concluded that, regardless of their
school, teachers feel that their initial training, despite being limited in some
very specific areas, has prepared them adequately for practice, and has, in
general, met their expectations.